Os gatilhos mentais são atalhos que utilizamos em títulos, promoções, anúncios, para acelerar a tomada de decisão do nosso cliente.
O mercado digital nunca usou tantos gatilhos mentais como antes. Mas existem alguns que são mais funcionais e mais utilizados e que conseguem trazer melhores resultados.
Antes de falarmos sobre um deles especificamente, quero que você tenha em mente uma coisa:
É PROIBIDO MENTIR PARA O CLIENTE
Muitas pessoas utilizam dos gatilhos mentais para fazer o cliente de bobo, para enganar o cliente e isso só é um tiro no pé. Utilize somente se for para falar a verdade. Até porque o cliente que sente enganado ele fala mau de você para dez pessoas. Então dez clientes enganados já serão 100 pessoas denegrindo sua imagem.
Segundo o Livro de Ouro dos Gatilhos Mentais. "Gatilhos são apenas temperos. Usar só gatilhos mentais é besteira. Você deve criar uma copy que Envolva e Resolva o problema do Cliente"
Concordo plenamente com Gustavo Ferreira, autor desse livro. Nada adianta usar os gatilhos se você não dar sentido a eles. É isso que vou explicar nesse post, baseado nesse livre e em outras matérias pesquisadas também.
Outra coisa, você não precisa ficar obcecado igual um maluco ou maluca querendo usar os gatilhos em todos os seus conteúdos. Calma! Eles são apenas algumas "cartinhas na manga" que temos para utilizar na hora certa.
Abaixo vou explicar sobre o Gatilho Mental da Autoridade e como cada um pode impactar diretamente na conversão do seu cliente de forma inteligente, entenda a essência de cada um e aí ele irá transformar em uma estratégia poderosa para você utilizar.
GATILHO DA AUTORIDADE:
É serve para chamar atenção das pessoas de uma forma bem impositiva de que você é autoridade naquele assunto. A intenção é passar confiança e assim assim as pessoas tomam suas decisões mais conscientemente.
Isso significa envolver o leitor emocionalmente e deixar nele um desejo ardente de aderir aquela oferta.
Como fazer?
Você pode tirar fotos com autoridades (maiores que você) e postar ou usar para contar uma história (Historytelling) - as pessoas amam história que é outro gatilho mental super envolvente. Mas nesse caso uma autoridade mostra que você existe.
Um professor seu
Um ator
Alguma pessoa de referência na área
Se você mostra presença com alguma autoridade, você também passa a ser autoridade. Junto a essa foto escreva um título muito bom que envolva emocionalmente seu público.
O gatilho junto ao título é uma ferramenta digital. O que conta agora é a sua estratégia!
Vejamos mais alguns exemplos de gatilho da autoridade!
Tempo de trabalho (belo exemplo de gatilho da autoridade)
Há 15 anos no mercado trazendo excelência na Gastronomia Francesa
Títulos das Formações
Como meu mestrado em Gestão estratégica tem me ajudado a transformar a vida de + de 1.000 empresas?
Trabalhar com telefone disponível, principalmente para vendas online
Isso gera muita autoridade. Tem muito poder de conversão de compra a distância.
Eventos Online e Presenciais:
Isso permite as pessoas te conhecerem, fazer conexões, te ouvirem o que você tem para passar. Sentir sua voz, seu olhar, sua forma de agir. Assim sua autoridade cresce muito.
Quantidade de pessoas/Clientes que você já ajudou.
Quando você cita número de clientes, número de listas, quantidade de dinheiro investido. As pessoas gostam de números x ajuda.
Como ajudei mais 10.000 clientes a transformarem seu negócios online com o marketing de conteúdo estruturado? Conheça!
Novidade sobre seu produto:
Esse pode até ser confundido com o gatilho da novidade. Mas aqui é no sentido de melhorias, de estruturação.
Entenda como a Ferramenta Dinner 2.0 poderá trazer uma encomia de 30% no seu faturamento. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
Quando você utiliza o gatilho da autoridade é quase inquestionável as pessoas sobre você. Ele passa confiança e muitas vezes usando uma copy alinhada com o resultado que seu cliente espera é difícil não convertê-lo.
Faça vários testes e siga observando os dados x Resultados.
Bjo grande
Jú Santana
REFERÊNCIAS
Livro de Ouro dos Gatilhos Mentais - Gustavo Ferreira
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