Porque os clientes compram? e outros não compram? Porque muitos conseguem inúmeros seguidores? Porque tal post deu muitos views e outros não? É isso que veremos
Se você não viu nossos posts anteriores, não perca a sequência. Estou trazendo absolutamente tudo sobre esse tema tão incrível, como atrair mais clientes através do título. Uma aula depende da outra. Depois corre lá e veja todas as aulas.
Hoje, iremos falar sobre os gatilhos mentais nos títulos e o quanto são capazes de influenciar na tomada de decisão do seu cliente: seja para venda, atrair para cadastro de leads, curtir ou seguir seu canal, abrir seu email, selecionar uma matéria, clicar numa promoção, dentre vários outros. Ou seja, agilizar a decisão do nosso cliente.
Os gatilhos mentais são palavras que vamos despertar a primeira jornada de ação do cliente: "O DESEJO". Esse desejo desperta no cliente a vontade de praticar uma ação (clique, cadastro, compra), esse desejo despertado, só aconteceu porque tocamos os sentimentos do cliente. E quando o cliente sente-se envolvido emocionalmente, ele toma sua decisão. Segundo Neil Patel: O TÍTULO deve estar "alinhado exatamente com o que seu cliente pensa."
Nesse momento, chamo sua atenção para não fazer duas coisas:
Você não pode aborrecer seu cliente. Ele precisa sentir a vontade, confortável, interessado. (mentiras, algo muito fora da casinha).
Distração: Confusão. É preciso ter clareza na escrita, no sentido do texto.
VAMOS FALAR ESPECIFICAMENTE DE 5 GATILHOS MENTAIS MAIS IMPORTANTES: Das quais dependendo do momento, do produto e do comportamento do público você pode ir escolhendo aplicando e analisando qual os quais mais combinam com sua marca, sua empresa e seu produto. Também você pode pesquisar e estudar outros gatilhos que mais combinam com você.
Vejamos na prática:
1º GATILHO MENTAL: "RECIPROCIDADE X RELACIONAMENTO"
Não é a toa, que esse gatilho poderoso e mágico está em primeiro lugar. Imagine na vida prática, tudo que você recebe, de graça, de favor, de ajuda, automaticamente você quer devolver essa ajuda, isso é nato do ser humano.
Se você ganha um presente de aniversário de x pessoa, no aniversário dela você irá retribuir. Se você uma telefonema carinhoso em um momento difícil, um dia irá retribuir.
Nos títulos não são diferentes a linha de pensamento é: se você dá, você recebe. Então como possa dar algo no Título? Veja todos esses exemplos:
O conteúdo/produto/serviço que você oferece precisa ter valor. Qual o valor que você oferece hoje para o cliente? Ofereça experiência ao seu usuário.
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Uma cliente meu de Uberaba, da qual fiz o site. Colocamos exatamente isso no site, venha tomar um chá. Acredita que as pessoas ligam para saber se o chá é cobrado? ficam admiradas. E você acha que as pessoas vão lá tomar um chá, usar o belo jardim, a rede deles e não vão consumir nada? Claro que não!
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Venda consultiva: Mudar a lógica antiga. Não empurre o produto/serviço guela abaixo, troque por entender a necessidade do cliente. Mesmo que você não feche uma venda agora. Com certeza mais tarde esse cliente vai te procurar. O foco aqui não é seu produto ou serviço ou os números. O foco é o cliente.
Exemplo 1 (modo antigo anos 90): Cadeira de Rodas elétrica - Marca Bradon - Compre
Exemplo 2 (modo atual): Cadeira de Rodas elétrica - Leve, Sem Esforço Físico e Fácil de Usar.
Pessoal, olha esse segundo exemplo, não me importo se vou vender. Me importo com a experiência do cliente ao ler a mensagem. Sei que se ele procura uma cadeira de roda elétrica, ele procura conforto, leveza, comodidade. Então transfiro isso para o título.
A diferença é tirar o foco da venda. E focar no cenário, entender a necessidade do cliente e mirar no relacionamento.
2º GATILHO MENTAL: "DOR x PRAZER"
Isso quer dizer que tratamos a dor do cliente na frase interrogativa. Porque usar interrogação? Estudos de neuro Marketing, comprovam que quando lemos uma frase interrogativa, é como a massa cinzenta do cérebro fizesse Looping, o cérebro associa algo como: tem interrogação? quero saber mais sobre isso, ou tipo, toda interrogação precisa de uma resposta.
Vejamos esses três títulos:
Saiba onde você falhou na sua estratégia de marketing
Você sabe onde falha em sua estratégia de marketing?
É aqui que você está falhando em sua estratégia de marketing
Sem dúvida a frase 2. Terá mais interação. Usamos "você" então a pessoa sente que estamos falando diretamente com ela, tocamos na dor dela "falha" (o cérebro puxa: quanto de dinheiro já gastei com marketing e não virou, ou porque esse vídeo está tão bom e não tive tantos cliques, porque gastei com marketing e não tive nenhuma venda). automaticamente ela quer saber a resposta.
Resumindo, o cliente identifica com o problema e quer resolver. O Cérebro está fixado em resolver e ter um prazer.
Você deseja descobrir onde está o gargalo em seu fluxo de pedidos? Quer saber se o seu site está confundindo os visitantes? Ou você se pergunta qual parte da jornada do cliente induz ao desejo?
3º GATILHO MENTAL: "DA ESCASSEZ x CALL TO ACTION"
O ser humano detesta escassez, FALTA. O escasso ativa uma palavra no cérebro "urgência" e a urgência ativa o medo. Medo de que? de ficar sem, de perda. Então automaticamente o cliente clica, compra, por medo de ficar sem.
Porém, há duas prerrogativas que gostaria que entendessem: Pode ser um gatilho mental fodástico, quanto utilizado na hora certa. Mas também pode ser um tiro no pé, se você não souber usar ou utilizá-lo de forma equivocada.
Já me explico. Veja os quatro exemplos na prática:
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São gatilhos mentais das quais o seu público alvo irá tomar uma ação. E esse gatilho será um tiro no pé quando for mentira ou quando você não cumprir com o que se propôs a fazer. O cliente percebe e aí sua credibilidade já era. E perder a confiança do seu cliente é a pior coisa que pode acontecer.
4º GATILHO MENTAL: "CURIOSIDADE X SENTIMENTO"
Consiste em aguçar a curiosidade do cliente a tal ponto dele chegar a arregalar os olhos de vontade de pular no que está lendo.
É basicamente usar a palavra "COMO", no inicio ou no fim da frase do seu título. Só que vamos além, usar só o "como" e ir no sentimento do cliente. Você precisa conhecer muito seu público alvo.
Suponhamos que tenho um canal de bolos.
Como fazer um bolo de fubá?
Como fazer um bolo de fubá rápido?
Como fazer um bolo de fubá cremoso da vovó?
A frase três, aguçamos a curiosidade (como), damos a palavra chave principal (bolo de fubá) e atingimos em cheio o sentimento (vovó), levamos o cliente na sua infância. Por esse motivo a conversão para esse tipo de título é muito maior.
Você precisa encapsular o cliente com seu título.
5º GATILHO MENTAL: "NOVIDADE X COMPROMISSO"
As pessoas amam novidade, adoram o "novo" e quando você une o novo com algo que você pode ajudar de forma comprometida, com entrega tem ainda mais efeito.
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"A novidade é um poderoso gatilho mental e deve ser utilizado com muita responsabilidade e cuidado, isso porque o ser humano é muito ansioso e compulsivo." diz: Eduardo Morguetti.
Usar esse gatilho não é obrigatório mas é necessário de vez em quando. Seja nos produtos que você vende, seja nos conteúdos que você produz. Tente sempre melhorar o que você faz e dessa forma sempre terá novidades, usando isso ao seu favor.
É isso, depois dessa matéria nunca mais sua vida será a mesma. Tenho certeza que você irá deslanchar suas metas. Os gatilho irão criar um atalho entre o que você oferece e cliente tomar uma ação.
Não as deixe de usar, você pode adaptá-las ao seu negócio. Criar novas formas, inserir outas que já existe. Testar, testar e testar... e depois escolher as que mais deram certo para seu tipo de negócio ou objetivo.
Assista a Série completa e Incrível dessa semana - Aumentar vendas, Seguidores e engajamento com suas redes :
Caso deseje ver esta aula gravada na prática, Assista abaixo o vídeo:
Bjo gigante no seu coração.
Jú Santana
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REFERÊNCIAS
Livro de ouro dos GATILHOS MENTAIS de Gustavo Ferreira - file:///C:/Users/User/Downloads/Livro_de_Ouro_dos_GATILHOS_MENTAIS.pdf
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